Portugueses são os que mais trabalham na OCDE, pondo em risco a saúde e a família

 

Pedro Afonso, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa, divulgou, durante um debate organizado esta quinta-feira pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), sobre o tema “O impacto do excesso de carga horária laboral na saúde psíquica e na vida familiar”, um estudo desenvolvido na Escola de Negócios da Universidade Católica segundo o qual 53% dos inquiridos trabalhava mais do que a carga horária média.

Segundo Pedro Afonso, para o estudo foi utilizada o critério da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que indica as 48 horas por semana como máximo, sendo que a maioria dos portugueses inquiridos trabalhava 54.

“Parece ser um fenómeno cultural português e em todas as profissões. De tal maneira que quem não fica mais horas a trabalhar é censurado, quer pelos seus pares quer pelas chefias”, disse.

Ainda citando o estudo, que será divulgado em breve, são os cargos de chefia que mais trabalham, “pelo que o fenómeno é transmitido de cima para baixo”.

Entre os inquiridos, disse Pedro Afonso, “11% tomava ansiolíticos e antidepressivos, o que é muito tendo em conta que a média etária rondava os 40 anos”. Uma situação, acrescentou, “que talvez explique porque é que Portugal é o principal consumidor ‘per capita’ de psicotrópicos”

O psiquiatra avisa que o fenómeno acaba por destruir a família e coloca em risco a saúde e a própria vida”.

Pedro Afonso defendeu ainda que as novas tecnologias não vieram reduzir a carga horária mas que pelo contrário “invadiram a vida privada” e que a “pressão vertical” para se trabalhar mais é “cada vez maior”, dando como exemplo as sociedades de advogados, onde por norma se trabalha horas a mais.

“Hoje é mal visto quem sai a horas. Não interessa a produtividade. Nos países nórdicos trabalham menos e não consta que tenham menos produtividade. Estar presente não está obrigatoriamente relacionado com o aumento da produtividade”, disse.

Ao contrário, acrescentou o psiquiatra, o cérebro tem limites e com o aumento das horas de trabalho o rendimento diminui e aumenta a probabilidade de erro. E também é comprometida a qualidade de vida e uma adequada conciliação entre o trabalho e a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

O ex-administrador do Fundo do Turismo de Cabo Verde, Hernâni Trigueiros, reconheceu nesta semana que os procedimentos de disponibilização de…
Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique divulgou um relatório que indica que os portos nacionais movimentaram, em 2023,…
Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

O crédito bruto ao setor não financeiro atingiu os 6,22 biliões de kwanzas no passado mês de fevereiro. Este valor…
Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…