Sociedade

Papa Francisco aprova canonização de Francisco e Jacinta

jacinta_e_francisco

O Papa Francisco aprovou esta quinta-feira o milagre necessário à canonização dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto. O anúncio foi feito hoje pelos serviços de imprensa da Santa Sé.

Os irmãos Francisco e Jacinta Marto tinham sido beatificados por João Paulo II, a 13 de Maio de 2000. A canonização das crianças (confirmação por parte da Igreja de que são dignos de culto público universal) dependia do reconhecimento do Papa de um milagre feito por sua intercessão.

A nota divulgada pelos serviços de imprensa da Santa Sé explica que o Papa Francisco recebeu em audiência o cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Durante a referida audiência, o Papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar um conjunto de decretos, entre os quais o atribuído a Francisco Marto, que nasceu a 11 de junho de 1908 e morreu a 04 de abril de 1919, e ainda a Jacinta Marto, que nasceu a 11 de março de 1910 e morreu a 20 de fevereiro de 1920.

Para que um milagre seja reconhecido, a Congregação para as Causas dos Santos faz uma consulta médica sobre a alegada cura para que se possa averiguar se se explica à luz da ciência. Segue-se depois uma avaliação feita por teólogos, cardeais e bispos.  Cabe ao Papa depois a aprovação final.

A canonização poderá acontecer durante a vista do papa Francisco a Fátima, em maio.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo