Sociedade

Pescadores ‘pescam’ bomba com 1,60 metros de comprimento ao largo da Nazaré

mar-nazare

Os pescadores de um arrastão encontraram uma bomba ao largo da Nazaré, em Portugal. Segundo o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, a bomba foi ‘pescada’ esta segunda-feira pelo arrastão Mar Salgado, quando a embarcação “se encontrava na faina ao largo da Nazaré”, e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que “foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros”.

O engenho explosivo, que foi apanhado pelas redes de pesca, terá 1,60 metros de comprimento e poderá conter uma carga equivalente a 600 quilos de TNT. A Marinha identificou o engenho com sendo “uma bomba de avião, muito provavelmente da II Guerra Mundial”, embora não tenha qualquer inscrição.

Em causa está “o elevado grau de corrosão” da bomba, que será está a ser avaliada por uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa, para “decidir o que irá ser feito”. A solução poderá passar “pela deflagração do engenho no mar, a uma profundidade superior a 20 metros”, indicou o Lourenço Gorricho.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo