Diplomacia | Guiné-Bissau | Lusofonia | Notícias | Sem categoria

Ban Ki-Moon preocupado com Guiné-Bissau

bankimoon

Em comunicado, o Secretário Geral da ONU Ba Ki-Moon afirmou que partilha das preocupações da CEDEAO relativas à situação política na Guiné-Bissau.

Ba Ki-Moon apela à “liderança política da Guiné-Bissau que demonstre o compromisso e a boa vontade necessárias para atingir uma solução política duradoura para a crise do país, com base no Roteiro da CEDEAO e no Acordo de Conacri”.

No último fim de semana, a Cimeira de Chefes de Estado da CEDEAO exigiu ao Presidente guineense José Mário Vaz para que “se conforme aos dispositivos do Acordo de Conacri”, processo que visava a nomeação de um Governo de consenso entre os principais partidos políticos do país.

O actual Primeiro Ministro, Umaro Cissoko, não é aceite pelo PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas, que afirma que o nome de consenso obtido em Conacri foi antes Augusto Olivais, ex-secretário permanente do partido.

Das cinco formações partidárias representadas na Assembleia Nacional Popular, apenas o PRS, principal partido da oposição, aceitou integrar o Governo de Umaro Cissoko.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo