Diplomacia | Moçambique | Notícias | Segurança

Turquia e Moçambique reforçam relações para combate ao terrorismo

DSC_9828

Em visita oficial de dois dias a Moçambique, o Presidente da Turquia Recep Erdogan pediu apoio ao homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, no combate a grupos apelidados de terroristas e que estão ligados à tentativa de golpe de estado de julho passado.

Erdogan referiu ter conhecimento da existência em Moçambique de várias instituições, ligadas sobretudo às áreas do ensino e do comércio, que financiam e apoiam grupos liderados por Fetullah Gullen, indiciado por Ancara como sendo o principal responsável por detrás da tentativa de golpe de Estado. Erdogan pediu o estabelecimento de uma cooperação mais próxima com Moçambique na área da segurança e partilha de informações com vista a auxiliar este combate.

No âmbito desta visita oficial de dois dias, os dois países rubricaram acordos na área da supressão dos vistos e passaportes diplomáticos,  promoção e protecção dos investimentos, acordo para a realização de consultas políticas, cooperação comercial, e memorandos de entendimento ao nível da cultura e turismo.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo