A African Energy Week ( AEW ) 2021 representa o principal evento energético do continente organizado pela Câmara Africana de Energia ( AEC ), em parceria com o Departamento de Recursos Minerais e Energia da África do Sul.
Com apenas uma semana para começo, dia 9 de novembro, o evento focado na África, baseado na Cidade do Cabo, verá os líderes do continente, os principais participantes do setor de energia e partes interessadas de todo o mundo debaterem o futuro do setor de energia de África.
Com o compromisso do evento com a África em face da pandemia COVID-19, e sua dedicação aos locais e negócios africanos, a AEW 2021 tornou-se a conferência preferida dos ministros de energia africanos, grandes empresas globais do petróleo e executivos do setor privado. O apoio ao evento foi esmagador, particularmente dos Ministros de Energia e Petróleo de todo o continente.
Até o momento, AEW 2021 já confirmou presenças ministeriais da África do Sul, Nigéria, Moçambique, Níger, Namíbia, Angola, Somália, Sudão do Sul, Uganda, Guiné Equatorial, Senegal, Quênia, Gana, Congo, Líbia e República Democrática do Congo.
O evento também rem ondas de apoio por parte dos CONs da África, com confirmações feitas pela Comissão Nacional do Petróleo de Gana; Sonangol; Companhia Nacional de Petróleo de Uganda; Comissão do Petróleo de Gana; a Comissão Nacional do Petróleo do Congo; a National Petroleum Corporation of Namibia; Petrosen; Sudapet; Cos-Petrogaz; e Nigéria LNG. Esses CONs conduzirão a discussão sobre o futuro energético da África na Cidade do Cabo, com participações de outros atores de interesse e conferências enfatizando como as empresas indígenas da África devem aproveitar as oportunidades e conduzir o continente a uma nova era de sucesso.
Ao contrário de outros eventos de energia pan-africanos, AEW 2021 tem o apoio e o compromisso das principais organizações da indústria do continente. Isso inclui o Fórum dos Países Exportadores de Gás; Organização dos Países Exportadores de Petróleo; Organização Africana de Produtores de Petróleo; Associação Africana de Refinadores e Distribuidores; a Associação de Negociadores Internacionais de Petróleo – Capítulo Africano; o Banco Africano de Desenvolvimento; e a Agência Internacional de Energia.