Agenda

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala 30 anos de existência

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala hoje 30 anos de existência. A associação relembra que foi criada há 30 anos num contexto de tomada de consciência dos direitos da vítima de crime e com o objetivo de colmatar a inexistência de qualquer estrutura de apoio deste género em Portugal.

A APAV refere que desde 1990 o número de vítimas de crime apoiadas é cada vez maior, estimando-se um universo de mais de 326.000 pessoas ajudadas pela instituição. Também o número de crimes e formas de violência para os quais a APAV disponibiliza apoio continua a aumentar, sendo atualmente cerca de 80, destacando-se, ameaça/coação, pornografia de menores, denúncia caluniosa, crimes contra o património, cibercrime, discriminação, bullying, homicídio, tráfico de pessoas, abuso sexual de crianças, perseguição, entre outros.

Segundo a APAV os números divulgados refletem o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de três décadas, no entanto, servem também de alerta para a necessidade premente de alteração das narrativas de violência e de crime que continuam presentes na sociedade portuguesa.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo