Brasil: Governador do Rio de Janeiro defendeu capacidade de produção de energias renováveis

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi recebido, no dia 18 de abril, no Parlamento Britânico, em Londres, para uma reunião com o vice-ministro de Estado do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido, Graham Stuart. Durante o encontro, foi apresentado o potencial do Rio de Janeiro na produção de energias renováveis.

“O Governo do Estado vem investindo na economia verde, que, além dos benefícios ambientais, tem baixo custo e gera lucro, empregos e renda para a população. No encontro, trocamos ideias e experiências importantes para aprimorar esse setor, fundamental para o desenvolvimento económico e social fluminense”, ressaltou Cláudio Castro.

No âmbito dessas conversações, o vice-ministro de Estado do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido destacou a semelhança entre as ações do Rio de Janeiro e de Londres em relação à energia renovável.

“Acredito que as “conexões verdes” beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também os negócios. O Estado do Rio tem potencial e competitividade no setor energético, assim como Londres. Tivemos uma troca de experiências vantajosa para todos nós”, afirmou Graham Stuart.

No estado, a produção eólica vai gerar investimentos de mais de USS 85 mil milhões nos próximos 15 anos. Já para biomassa, biogás e biometano, estão previstos R$ 500 milhões, cerca de 100 milhões de euros, em dois anos. No setor de Petróleo e Gás, são mais de US$ 60 mil milhões em até cinco anos.

“O Rio de Janeiro é o estado que tem a maior capacidade para produzir energia eólica offshore. Hoje, temos nove projetos, com 27,498 GW de potência. Além disso, temos profissionais capacitados para atuar em todos os tipos de energia renovável”, explicou o secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Hugo Leal.

Integrantes do governo do Rio de Janeiro, também participaram na reunião os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione e de Desenvolvimento Económico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, além do subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Governo cria Instituto da Modernização e Inovação da Justiça

Cabo Verde: Governo cria Instituto da Modernização e Inovação da Justiça

O Governo cabo-verdiano criou o Instituto da Modernização e Inovação da Justiça. O objetivo consiste em gerir todas as infraestruturas…
Moçambique: Bancos continuam com taxa de juro de referência em 21,20%

Moçambique: Bancos continuam com taxa de juro de referência em 21,20%

A Associação Moçambicana de Bancos decidiu manter em 21,20% a taxa de referência para créditos com taxa de juro variável.  Esta…
Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana

Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana

Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana, uma vez que registou mais de 45 mil milhões…
Angola: Membro do MPLA pede a militantes que mantenham coesão

Angola: Membro do MPLA pede a militantes que mantenham coesão

O coordenador do grupo de acompanhamento do Comité Provincial do MPLA em Luanda ao município Cacuaco, Bento Kangamba, apelou aos…