Agenda | Ciência | Tecnologia

Comissão Europeia vai premiar as mulheres mais inovadoras e há uma portuguesa na lista

Maria Fátima Lucas; Zymvol;

A Comissão Europeia já divulgou as finalistas à edição de 2020 do EU Prize for Women Innovators que premeia, desde 2011, as mulheres que mais têm contribuído para a inovação na Europa. Entre as candidatas está a portuguesa Maria Fátima Lucas, cofundadora e CEO da Zymvol Biomodeling.

A Zymovol Biomodeling, cofundada pela empresária em 2017, concebe, desenvolve e aplica modelação molecular para a identificação e otimização de novas enzimas industriais. O objetivo é produzir substâncias químicas de uma forma mais “amiga do ambiente” e que sejam acessíveis a qualquer empresa. Maria Fátima Lucas explica, em comunicado, que a empresa é também capaz de gerar “empregos altamente qualificados onde são necessários”.

Este ano são, ao todo, 13 finalistas que concorrem a três prémios de 100 mil euros, cada um na categoria principal. Entre os projetos inovadores desenvolvidos estão ideias que vão desde a otimização dos tratamentos para o cancro à produção de energia limpa através das ondas do oceano.

As vencedoras serão anunciadas durante os European Research and Innovation Days que terão lugar de 22 a 24 setembro deste ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo