Festival Lusoteropolitana quer celebrar diversidade artística em Salvador

A terceira edição do Festival Lusoteropolitana vai acontecer em Salvador, no Brasil, entre os dias 13 e 28 de janeiro, com a promessa de envolver os espetadores numa atmosfera cultural diversificada, unindo produções de vários países lusófonos. A programação abrangente inclui espetáculos de teatro, circo, dança e música produzidos no Brasil, Portugal e Cabo Verde, além de quatro oficinas artísticas gratuitas para ampliar o acesso do público adulto e infantil à arte e à cultura.

O encontro pretende fomentar um intercâmbio cultural, destacando a língua portuguesa como ponto de reflexão e convidando o público a explorar a lusofonia através das artes cénicas.

Entre os destaques da programação, estão espetáculos “Cartas d’Abril”, do Grupo CARB, de Portugal, que reflete os 50 anos após a Revolução dos Cravos, em Portugal; “Desassossego”, do grupo “Teatro Seu”, de Uibaí (BA), inspirado na obra de Fernando Pessoa, e “Spiritu Labrador”, do artista cabo-verdiano Rony Blastoyse, que funde manifestações africanas com Hip Hop, FreeStyle e AfroBeat. No domínio teatral vai ser apresentado “Sebastião”, de Fábio Vidal, “Espontaneamente – Genealogias da Memória”, pela Cia do Improviso Salvador, e o espetáculo Coletivo Outras Vozes, que mistura música e poesia. Além disso, a programação infantil conta com “Palhalusofolia”, o espetáculo “Saudades, João”, um dos destaques da cena baiana, em 2023.

O Festival Lusoteropolitana é idealizado pelo ator, escritor, diretor, professor e produtor Fabio Vidal e vai decorrer no Teatro Sesc Senac Pelourinho e na Casa do Improviso. A programação completa pode ser consultada na página do Instagram relativa ao festival (@lusoteropolitana) e os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Sesc-Senac Pelourinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Carlos Gonçalves, candidato pelo círculo europeu pela Aliança Democrática

Carlos Gonçalves, candidato pelo círculo europeu pela Aliança Democrática

“Definir um grande Plano Estratégico para as Comunidades Portuguesas” Carlos Alberto Silva Gonçalves, tem 62 anos de idade e volta…
Timor-Leste: Ramos-Horta exonera recém-nomeado embaixador na Indonésia

Timor-Leste: Ramos-Horta exonera recém-nomeado embaixador na Indonésia

O chefe de Estado timorense, José Ramos-Horta, decidiu exonerar o recém-nomeado embaixador do país na Indonésia, António Conceição. A informação…
Revista de Imprensa Lusófona de 20 de fevereiro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de fevereiro de 2024

Na Guiné-Bissau “O Democrata” indica que o “Ministério do Interior detém 41 cidadãos de nacionalidade camaronesa com passaportes da Guiné-Bissau”.…
Macau: Air Macau recruta pilotos dos países africanos lusófonos

Macau: Air Macau recruta pilotos dos países africanos lusófonos

A Air Macau está a recrutar pilotos dos países africanos de língua portuguesa, com destaque para Cabo Verde, avançou o…