A terceira edição do Festival Lusoteropolitana vai acontecer em Salvador, no Brasil, entre os dias 13 e 28 de janeiro, com a promessa de envolver os espetadores numa atmosfera cultural diversificada, unindo produções de vários países lusófonos. A programação abrangente inclui espetáculos de teatro, circo, dança e música produzidos no Brasil, Portugal e Cabo Verde, além de quatro oficinas artísticas gratuitas para ampliar o acesso do público adulto e infantil à arte e à cultura.
O encontro pretende fomentar um intercâmbio cultural, destacando a língua portuguesa como ponto de reflexão e convidando o público a explorar a lusofonia através das artes cénicas.
Entre os destaques da programação, estão espetáculos “Cartas d’Abril”, do Grupo CARB, de Portugal, que reflete os 50 anos após a Revolução dos Cravos, em Portugal; “Desassossego”, do grupo “Teatro Seu”, de Uibaí (BA), inspirado na obra de Fernando Pessoa, e “Spiritu Labrador”, do artista cabo-verdiano Rony Blastoyse, que funde manifestações africanas com Hip Hop, FreeStyle e AfroBeat. No domínio teatral vai ser apresentado “Sebastião”, de Fábio Vidal, “Espontaneamente – Genealogias da Memória”, pela Cia do Improviso Salvador, e o espetáculo Coletivo Outras Vozes, que mistura música e poesia. Além disso, a programação infantil conta com “Palhalusofolia”, o espetáculo “Saudades, João”, um dos destaques da cena baiana, em 2023.
O Festival Lusoteropolitana é idealizado pelo ator, escritor, diretor, professor e produtor Fabio Vidal e vai decorrer no Teatro Sesc Senac Pelourinho e na Casa do Improviso. A programação completa pode ser consultada na página do Instagram relativa ao festival (@lusoteropolitana) e os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Sesc-Senac Pelourinho.