Governo português assinala Dia Internacional das Raparigas nas TIC com a “Girl in ICT Week”

Para assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, dia 22 abril 2021, o governo português lançou a Girl in ICT Week no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia, entre os dias 22 e 29 de abril. Durante esta semana serão dinamizadas várias atividades online de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas.

A semana arranca com o webinar “Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Conversas sobre Tecnologia”, às 15h do dia 22 de abril. Neste webinar existirá a oportunidade de conhecer o trabalho de oito mulheres profissionais das áreas das TIC, da CDI Portugal, Microsoft, Universidade de Aveiro, IBM, Sensei, Kirchhoff Automotive, DefinedCrowd, e Escola 42.

A Girl in ICT Week insere-se no objetivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias. Os últimos dados refletem a descida da percentagem de mulheres entre as pessoas diplomadas em TIC – passaram de 26% em 1999 para 17,5% em 2009, recuperando um pouco para os 21% em 2019.

Para aumentar o número de raparigas nestas áreas o governo criou o Projeto Engenheiras Por Um Dia, que já alcançou quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique é um dos maiores produtores de energia elétrica da África Austral, através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. No entanto, até 2016 continuava a…
Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

A dívida interna de Cabo Verde subiu 13,8% desde o início de 2021. Esta percentagem representa 95.949 milhões de escudos, de acordo com o mais recente…
Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria celebraram em Viena, capital austríaca, o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. O evento contou com a…
Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolveram um método de estimulação completamente novo, usando microeletrodos ultrafinos, para combater a dor intensa. Esta técnica proporciona um…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin