A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) acolhe, no dia 1 de junho, às 17h, em Lisboa, o lançamento do livro “Guiné-Bissau – Pelas Flores de Quitafine: Um diálogo sobre perspetivas de democracia”, da autoria de Domingos Simões Pereira, presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, e da jornalista americana Ricci Shryock, correspondente do The New York Times, em Dakar.
Com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, a apresentação do livro será conduzida por Pierre Winicki, com participação de Filomeno Lopes.
O lançamento do livro será transmitido, em direto, através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa
“Guiné-Bissau – Pelas Flores de Quitafine: Um diálogo sobre perspetivas de democracia” apresenta reflexões e pontos de vista relacionados com os conceitos da política, do Estado, da nação, da religião, da democracia, da diáspora, da justiça e do desenvolvimento.
Quem são os autores?
Domingos Simões Pereira é natural de Farim, Guiné-Bissau, e desempenhou, no seu país, várias funções técnicas e políticas, desde consultor a diretor do laboratório de Engenharia Civil, até a de Ministro, em várias pastas. Exerceu, em Lisboa, o cargo de Secretário Executivo da CPLP (2008-2012). Preside, desde 2014, ao PAIGC, partido de Amílcar Cabral. Foi Primeiro-Ministro e Presidente da Assembleia Nacional Popular.
Já Ricci Shryock é escritora e fotógrafa freelancer. Reside em Dakar, Senegal, desde 2008. Tem trabalhos publicados nos jornais The New Yorker, The New York Times, Foreign Policy, entre outros. Deu aulas de fotojornalismo, na Universidade de Dakar, durante três anos, e está agora a trabalhar num romance de não-ficção sobre o papel das mulheres na guerra de libertação da Guiné-Bissau.
Ígor Lopes