O 13º Festival Literário de Macau, que arranca esta sexta-feira, vai celebrar a obra poética de Luís de Camões, na data do 5º centenário do nascimento do escritor português, e de Li Bai, anunciou a organização.
No Festival Rota das Letras vão também ser evocados os 50 anos do 25 de Abril, com o escritor e jornalista João Céu e Silva a apresentar a obra “O General que começou o 25 de Abril dois meses antes dos Capitães”.
Kenneth David Jackson, professor da Universidade de Yale e autor de vários estudos camonianos, vai marcar presença no Rota das Letras, bem como o ilustrador brasileiro Fido Nesti, com a sua adaptação de “Os Lusíadas” para crianças.
Entre os convidados do festival, destaque para Dong Xi, vencedor do 11º prémio Man Dun de Literatura e para o norte-americano de origem coreana Chang-rae Lee, finalista do prémio Pulitzer, de acordo com informação da agência Lusa.
Na abertura, estará em destaque a vida e obra de Li Bai, tema de uma exposição de fotografia de Xu Peiwu, artista chinês que ao longo da última década percorreu os mesmos caminhos por onde andou o poeta há mais de mil anos, registando as paisagens que o inspiraram na sua errância por vastas e dispersas regiões da China.