Agenda | Nacional

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia promoveu evento no domínio da defesa do consumidor

O primeiro evento da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no domínio da defesa do consumidor juntou, na passada sexta feira, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Comissário Europeu para a Justiça, Didier Reynders.

Em formato digital a iniciativa reuniu parceiros públicos e privados, consumidores e a Comissão Europeia para debater a Nova Agenda do Consumidor, um documento estratégico que define um plano de trabalho constituído por medidas legislativas e não legislativas para os próximos cinco anos.

Os participantes debateram questões associadas à sustentabilidade dos bens, designadamente sobre as implicações do “Direito à reparação” e o alargamento do prazo da garantia dos bens, assim como a proteção do consumidor nas plataformas digitais.

Durante a sua intervenção, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital destacou a confluência da Presidência Portuguesa e da Comissão Europeia quanto às prioridades da Nova Agenda do Consumidor e o empenho de Portugal em aprovar as conclusões deste documento, no Conselho de Competitividade de 25 de fevereiro.

No Grupo de Trabalho Informação e Proteção dos Consumidores do Conselho, Portugal tem trabalhado com a Comissão e com os Estados-Membros para alcançar uma proposta de conclusões, no sentido de “aumentar os direitos consumidores em toda a União e, particularmente, reforçar a confiança dos consumidores nos mercados online, que ganharam importância decisiva no último ano”, segundo o Ministro.

Participou também no evento, o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo