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Queixas contra SEF disparam

Em 2019 o aumento de queixas dirigidas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aumentou 128% face ao ano anterior. As 707 reclamações apresentadas no Portal da Queixa da instituição incidem sobretudo na demora na entrega de documentos e problemas de agendamento, com 289 e 236 queixas respetivamente, sendo que ambos estão relacionados com processos de manifestação de interesse por parte dos estrangeiros para se regularizarem em Portugal.

A tendência de aumento de reclamações continua a verificar-se em 2020. De acordo com os dados estatísticos, de 1 de Janeiro a 29 de Fevereiro, registaram-se 126 reclamações dirigidas ao SEF, enquanto no mesmo período do ano anterior registaram-se apenas 50. Do total de reclamações registadas este ano mais de 63 estão relacionadas com intenção de regularização de situação.

A página do SEF no Portal da Queixa é o reflexo da insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que apresenta um Índice de Satisfação de apenas 12.5 em 100 e, nos últimos 12 meses, tem uma taxa de resposta cifrada em 10,8% e uma taxa de solução de 11,2%.

De referir que o Portal da Queixa implementou um projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que se destina às entidades de gestão pública. O objetivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais através da plataforma, nomeadamente, melhorar a performance dos organismos na gestão de reclamações e na comunicação com os consumidores.

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