Agenda

Selo  português  “Clean & Safe” destacado na Organização Mundial do Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, participou dia 28 de maio, na 4.ª reunião do Comité Global de Crise da Organização Mundial de Turismo (OMT), para apresentar o Selo “Clean & Safe”, uma iniciativa nacional pioneira a nível mundial. Portugal foi o único país da Europa convidado para apresentar na Assembleia Mundial da organização de boas práticas no setor turístico, nesta fase de retoma.

Rita Marques explicou o plano de retoma do setor  em Portugal, relevando a importância de uma mensagem positiva e contínua sobre a garantia de segurança e de confiança, consubstanciada por projectos concretos, de que reveste exemplo a iniciativa “Clean & Safe”.

“O nosso compromisso com a segurança foi firmado com o Selo “Clean & Safe, lançado pelo Turismo de Portugal a 24 de abril, para distinguir as atividades turísticas, e outras relacionadas também com o setor, que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções”,disse Rita Marques, lembrando que, em paralelo, o Turismo de Portugal lançou diversas ações de formação on-line e hands-on sobre práticas sanitárias.

O reconhecimento é válido até abril de 2021, é 100% digital, gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Podem solicitar o Selo Clean & Safe, os empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local, guias intérpretes, restaurantes, empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, postos de turismo, campos de golfe, empresas de rent-a-car, casinos e bingos.

Brevemente outras atividades e serviços, como aeroportos, transportes marítimos, museus, palácios e outros ativos culturais, também relacionados com o turismo, poderão aderir à iniciativa  que até ao momento já emitiu 8 900 selos.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo