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UNICEF desafia Ministro da Educação a ouvir crianças e jovens sobre o confinamento antes do regresso às aulas

No Dia da Criança, e no âmbito da situação de pandemia de Covid-19, a UNICEF apela ao Ministro da Educação português que oiça crianças e jovens antes de tomar decisões e medidas que afetem o seu futuro.

A organização refere que de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, as crianças têm o direito de participar nos processos de tomada de decisão que possam ser relevantes nas suas vidas e de influenciar as decisões tomadas a seu respeito – na família, na escola ou na comunidade. Por esta razão, a UNICEF desafia o Ministro da Educação a ouvir crianças e jovens no que diz respeito a questões como o que gostaram e o que não gostaram durante o confinamento, o que as preocupa no “regresso às aulas” e o que querem manter, mudar ou aprenderam durante o isolamento.

Segundo Beatriz Imperatori, Directora Executiva da UNICEF Portugal “É preciso definir esta nova escola com a participação das crianças nos processos de decisão política. Esta participação enriquece a informação e alarga perspectivas, qualificando as políticas públicas. É preciso também que o acto de ouvir as crianças – nas famílias, nas escolas ou o próprio estado – seja consequente: assumindo compromissos.”

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