Unidades de Informação Financeira dos PALOP e Timor-Leste reforçam cooperação

Decorre, a 26 e 27 de maio de 2020, o 3º Fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas entre as Unidades de Informação Financeira (UIF) dos PALOP e Timor-Leste, em formato de videoconferência, subordinado ao tema “O papel das UIF na recuperação e ativos e no combate ao branqueamento de capitais”.

Inicialmente agendado para o mês de abril, em Angola, o encontro foi adaptado a um formato online devido às medidas de contingência à pandemia da COVID 19. Participam 24 elementos das UIF de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o objectivo de aprofundar o conhecimento mútuo e as competências destes profissionais, de promover a partilha de boas práticas na área dos sistemas de identificação e recuperação de ativos e, por fim, de identificar um conjunto de recomendações para uma cooperação mais efetiva.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste e será organizada em parceria coma UIF de Angola, o Serviço de Recuperação de Ativos da Procuradoria-Geral da República de Angola, a Procuradoria-Geral da República Portuguesa, a Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária de Portugal, o Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Direito de Bissau e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Este é o terceiro fórum das Unidades de Informação Financeira e o décimo segundo fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas realizado no âmbito do PACED. Cumprindo o Plano Global de Trabalhos do projeto, foram promovidos fóruns entre técnicos das UIF, magistrados judiciais, magistrados do ministério público e polícias de investigação criminal dos países parceiros, fundamentais para reforçar os mecanismos de aproximação, designadamente ao nível da operacionalização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, partilhou que o país pode colocar…
Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

O líder da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira (DSP), quer que seja esclarecida “toda a verdade em relação…
Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgisa Vaz, anunciou que o Fundo de Solidariedade Africano (FSA)…
Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que o crescimento económico em Timor-Leste deverá abrandar para 1,5% em 2023. A informação…