Cientistas americanos obtêm ganho líquido de energia numa reação de fusão nuclear

sol,

Uma equipa de cientistas da National Ignition Facility do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, alcançaram, pela segunda vez, o ganho líquido de energia numa reação de fusão nuclear usando lasers para fundir dois átomos. É mais um passo na procura de uma fonte de energia quase ilimitada, segura e limpa.

A fusão nuclear envolve a união de elementos leves, como o hidrogénio, para formar elementos mais pesados, liberando uma enorme explosão de energia no processo. A abordagem, que dá origem ao calor e à luz do sol e de outras estrelas, foi reconhecida como tendo um enorme potencial como fonte de energia sustentável e com baixo teor de carbono.

Já em dezembro, investigadores da Lawrence Livermore alcançaram, um ganho líquido de energia numa experiência de fusão usando lasers. Esta foi a primeira vez que a ignição por fusão produziu mais energia a partir da fusão do que a energia do laser usada para acioná-lo.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos classificou esta descoberta de “grande avanço científico no desenvolvimento que abrirá caminho para avanços na defesa nacional e para o futuro da energia limpa”.

A energia de fusão aumenta a perspetiva de energia limpa abundante. As reações não liberam gases de efeito estufa ou subprodutos de resíduos radioativos. Um único quilo de combustível de fusão, composto de formas pesadas de hidrogénio, chamadas deutério e trítio, fornece tanta energia como 10 milhões de quilos de combustível fóssil.

Os cientistas alertaram que a tecnologia ainda está longe de estar pronta ou disponível para se ser uma forma energia viável e que também não resolverá a crise climática, mas mostraram agrado com os avanços realizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

A Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, recebeu em audiência a líder da Assembleia Parlamentar da Organização dos…
Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

O antigo Primeiro-ministro e conselheiro especial do Presidente da República, Nuno Gomes Nabiam demitiu-se das funções alegando a “falta de…
Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau informou esta segunda-feira, 19 de Setembro, ter detido 41 indivíduos de nacionalidade camaronesa, assim…
Angola: UE vai financiar novos projetos avaliados em 90 milhões de euros

Angola: UE vai financiar novos projetos avaliados em 90 milhões de euros

A União Europeia (UE) vai financiar, com 90 milhões de euros, quatro novos projetos, em Angola. O montante vai ser…