Cerca de 120 líderes reuniram-se em Glasgow ontem (segunda-feira) no início da COP26, lançando as duas semanas de negociações globais para ajudar a determinar se a humanidade pode levar adiante as ações urgentes necessárias para evitar alterações climáticas catastróficas.
Enquanto o mundo experimenta temperaturas recordes e condições meteorológicas extremas, levando o planeta perigosamente perto da catástrofe climática, a necessidade de ações urgentes na COP26 nunca foi tão clara.
Dirigindo-se aos líderes no primeiro grande encontro global desde a pandemia COVID-19, o presidente da COP Alok Sharma disse: “A ciência é clara que a janela de tempo que temos para manter a meta de 1,5 ℃ viva e evitar os piores efeitos do clima mudança, está a fechar rápido. Mas, com vontade e compromisso políticos, podemos e devemos apresentar um resultado em Glasgow do qual o mundo possa se orgulhar. ”
Os líderes também foram abordados pela poetisa Yrsa Daley-Ward, cujo poema Terra especialmente encomendado à COP inclui os versos: “Qualquer coisa menos do que o seu melhor é muito para pagar. Qualquer coisa depois de agora, muito pouco, muito tarde. Nada vai mudar sem você.”