Moçambique: Instalação de Task Force em Cabo Delgado arranca dia 15

No próximo 15 de Julho arranca a instalação em Cabo Delgado da força tarefa em estado de alerta aprovada pela SADC para ajudar Moçambique a combater o terrorismo. A informação consta de uma carta da Secretária Executiva da SADC, Stergomena Tax, dirigida ao Secretário-Geral das Nacções Unidas, António Guterres.

Na carta de 07 de Junho, a Secretária executiva da SADC informa às Nações Unidas que: “A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou a implatação de uma força tarefa em estado de alerta no cenário 6 para a República de Moçambique. A implantação deverá produzir efeitos a partir de 15 de julho de 2021, por um período inicial de três meses, podendo ser prorrogada dependendo da evolução da situação no terreno”. Além de combater os actos terroristas, no geral, a presença da força em Estado de alerta em Cabo Delgado tem por objectivo reestabelecer a ordem nas zonas assoladas pela violência.

“A missão da SADC em Moçambique visa, entre outros, apoiar a República de Moçambique no combate a actos de terrorismo e extremismo violento, bem como ajudar a República de Moçambique no restabelecimento da lei e da ordem nas áreas afectadas da província de Cabo Delgado”, termina a Secretária Executiva pedido a António Guterres para informar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os desdobramentos da organização regional.

Por outro lado, Presidente da república Filipe Nyusi anunciou dia 09 de julho em Cabo delgado a chegada da força militar do Ruanda facto que se confirmar através da informação publicada pelo governo do Ruanda que dá conta de envio de mil pessoas de contigente militar para apoiar este país irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…
ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

O representante especial adjunto do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Afeganistão, Markus Potzel, afirmou que a…
NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…
Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

O reeleito secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, defende a união de esforços dos partidos moçambicanos para encontrarem soluções no acesso…