Notícia | São Tomé e Príncipe

STP: Shell promete perfurar poço para pesquisa no próximo ano

Eduardo Rodriguez, representante da Shell  transmitiu em São Tomé e Principe, depois de audiência com o Primeiro-Ministro Bom Jesus, que a multinacional está num “processo de exploração” que é “longo” e “há que ter em conta” essa realidade, mas prometendo a realização de uma perfuração já em 2021.

 

«Já fizemos vários estudos geológicos e o passo seguinte é perfurar um poço no próximo ano para ver o que acontece», disse o responsável da divisão internacional da companhia.

 

«Estamos contentes com as condições do país e de investimento, que promovem flexibilidade, transparência e competitividade. Vemos um Estado com o qual se pode trabalhar para buscar os melhores resultados para o país», acrescentou.

 

Foram estas mensagens que Eduardo Rodriguez transmitiu ao primeiro-ministro, durante a audiência.

 

«É importante gerir as expectativas. É preciso saber se há ou não hidrocarbonetos em quantidade suficiente. Mas temos todos os ingredientes para continuar com as pesquisas», insistiu.

 

Palavras idênticas foram ditas ao presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves.

 

A Shell está presente desde finais de 2019, nos blocos 6 e 11 da Zona Económica Exclusiva, com percentagens de 20% e 30% respetivamente. Entretanto, a petrolífera anglo-holandesa está à espera da aprovação da cessão dos interesses participativos da Kosmos Energy e da sua posição contratual à luz dos Contratos de Partilha de Produção para os Blocos 6, 10, 11 e 13. Significa que pretende comprar toda a participação da Kosmos nos referidos blocos.

 

“O processo de análise do pedido [está] a correr os seus termos”, diz uma nota de esclarecimento da Agência Nacional do Petróleo, a propósito do acordo celebrado no dia 8 de setembro de 2020 entre a Kosmos Energy Operating (empresa mãe da Kosmos Energy São Tome e Príncipe) (“Kosmos”) e a B.V Dordtsche Petroleum Maatschappij (empresa mãe da Shell São Tome e Príncipe) (“Shell”).

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo