3.º Fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas dos Magistrados do Ministério Público

Reunidos na cidade de Santa Maria, na Ilha do Sal, na República de Cabo Verde, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2019, por ocasião do 3.º Fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas entre os Magistrados do Ministério Público dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste, numa atividade integrada no Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED) e realizada em parceria com a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde, com o Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com o foco nos temas essenciais da justiça criminal e do Estado de direito à luz da cooperação internacional e após discussão e debate incidindo sobre a importância daquelas redes colaborativas para a concretização da cooperação entre os países presentes sobre a matéria de perda de bens e recuperação de ativos, como mecanismo essencial no âmbito das respostas contra a criminalidade económica e organizada, entendem aprovar a seguinte:

«DECLARAÇÃO DE SANTA MARIA SOBRE PERDA DE BENS E RECUPERAÇÃO DE ATIVOS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA PENAL»:

  1. O exercício da jurisdição penal exige, hoje, para além da garantia e reforço da autonomia do Ministério Público, a capacitação permanente dos magistrados de forma a enfrentar os desafios decorrentes das novas realidades criminais num mundo globalizado de criminalidade organizada, nomeadamente os crimes de terrorismo, tráfico de drogas, corrupção e branqueamento de capitais.
  2. A perda de bens e a recuperação de ativos é um mecanismo eficaz no domínio das políticas criminais, contribuindo para o restabelecimento da paz jurídica, acentuando os intuitos de prevenção geral e especial, através da demonstração de que o crime não compensa.
  3. Importa agilizar os mecanismos previstos nos instrumentos jurídicos de âmbito regional, nomeadamente as Convenções da União Africana sobre Prevenção e Combate à Corrupção e a Convenção de Auxílio Judiciário em matéria penal entre

Os Estados membros da CPLP, que concretizam a cooperação entre autoridades competentes nesta matéria.

  1. A eficácia do mecanismo de perda de bens e recuperação de ativos importa uma coordenação entre o regime penal e o regime processual penal, permitindo soluções mais integradas e eficazes.
  2. Salienta-se a importância da consagração da perda ampliada nos termos das melhores práticas internacionais nos diversos sistemas jurídicos.
  3. É essencial um maior empenhamento das autoridades competentes na concretização das propostas de harmonização legislativa disponíveis, especificamente sobre perda de bens e recuperação de ativos.
  4. Defende-se a cooperação específica entre os magistrados do Ministério Público estabelecendo um diálogo a nível nacional e internacional de forma a consolidar o princípio da confiança mútua.
  5. Defende-se a necessidade de articulação e coordenação entre a investigação criminal e a investigação financeira e patrimonial na identificação, localização e apreensão dos instrumentos, produtos e vantagens do facto ilícito típico, assim como o acesso às bases de dados, recolha, comunicação e tratamento dos dados estatísticos respetivos.
  6. Importa criar unidades de investigação no âmbito do Ministério Público com magistrados dotados de formação e capacitação especializadas.
  7. Importa criar e/ou reforçar mecanismos de gestão e administração dos bens apreendidos.
  8. Reconhece-se a relevância da criação de um «Fórum Permanente de Cooperação Penal Internacional», à escala dos magistrados do Ministério Público, para agilizar, desenvolver e efetivar a realização da justiça criminal nestes domínios, na continuidade do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: PR reúne-se com Mondlane

Moçambique: PR reúne-se com Mondlane

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, reuniu-se com o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane na noite de domingo, 23…
Cabo Verde: PAICV denuncia "atentado à autonomia" de municípios que lidera

Cabo Verde: PAICV denuncia "atentado à autonomia" de municípios que lidera

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte denunciou aquilo que considera ser um “ataque sistemático” do Governo…
Áustria: Autoridades identificam rede de desinformação russa com ramificações na Europa Central

Áustria: Autoridades identificam rede de desinformação russa com ramificações na Europa Central

As autoridades da Áustria revelaram, esta segunda-feira, a existência de uma campanha de desinformação atribuída ao Kremlin, cuja operação visava…
Venezuela retoma repatriamento de deportados dos EUA após novo acordo

Venezuela retoma repatriamento de deportados dos EUA após novo acordo

O governo venezuelano anunciou que irá retomar os voos de repatriamento de cidadãos deportados dos Estados Unidos, após acordo com…