Brasileira participa com documentário no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, apresentará, no dia 10 de dezembro, às 21h, no Cinema São Jorge, em Lisboa, o documentário “Através dos Seus Olhos”, produzido pela realizadora Sónia Guggisberg, que conta com as nacionalidades suíça e brasileira e que estará presente no evento.

O 13º FESTin arranca dia 9 de dezembro com filmes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola e passará, além do Cinema São Jorge, pelo Museu das Comunicações, Auditório Camões e Espaço Talante, e no Porto, na Casa Comum.

A Sessão de abertura deste festival contempla uma homenagem ao centenário do escritor português José Saramago. Até o dia 14, o evento, que já faz parte da programação cinematográfica de Lisboa, exibirá quase 40 filmes, que, este ano, apresentam temas sensíveis, como a migração, a violência contra a mulher e a ascensão das milícias. Mas também há espaço para a celebração da música e da literatura.

O realizador Halder Gomes, de Vermelho Monet (Brasil, 2022), os atores Maria Fernanda Cândido e Chico Diaz, que estrelam a longa a ser exibida no dia 11 dentro da competição de ficção, e a atriz Ana Aleixo Lopes, de Já Nada Sei (Portugal, 2022), de Luís Diogo, estão entre os realizadores e artistas que confirmaram presença no FESTin.

Dentre os documentários, Através de Seus Olhos compete com outras três produções brasileiras e uma portuguesa: Os Ossos da Saudade (Brasil, 2021, Marcos Pimentel), No Canto Rosa (Portugal, 2022, Claudia Rita Oliveira), O Voo da Borboleta Amarela (Brasil, 2022, Jorge Oliveira) e Belchior – Apenas um Coração Selvagem (Brasil, 2022, Natália Dias e Camilo Cavalcanti).

Na disputa de curtas-metragens, os portugueses são maioria com cinco filmes: Boca Cava Terra (2022, Luís Campos), Dessa Água Não Beberei (2021, Pedro Caldeira e Paulo Graça), Eddy (2022, João Brás), Nada nas Mãos (2021, Paolo Marinou-Blanco) e Tchau Tchau (2021, Cristèle Alves Meira). Angola tem dois representantes: Elo (2022, Edgar Claudio) e Um Sopro no Quintal (2021, Gretel Marin). O Brasil participa com Sobre Elas (2022, Bruna Arcangelo) e São Tomé e Príncipe tem Cereais (2022, Filipe Anjos e Henrique Sungo).

As vendas dos bilhetes para as sessões no Cinema São Jorge começaram dia 2 de dezembro, sexta-feira, na bilheteira do cinema e no Sapo Ticketline. Nos outros sítios de exibição – Museu das Comunicações, Auditório Liceu Camões, Espaço Talante e Universidade do Porto -, a entrada é livre, sujeita à lotação.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Maláui: Morreu o ex-vice-presidente do Parlamento, vítima de diabetes

Maláui: Morreu o ex-vice-presidente do Parlamento, vítima de diabetes

Faleceu neste domingo, aos 85 anos, o ex-vice-presidente do Parlamento do Maláui, Beston Majoni, vítima de complicações relacionadas à diabetes.…
Timor-Leste e Santos Ltd discutiram futuro do campo Bayu-Undan e captura e armazenamento de carbono

Timor-Leste e Santos Ltd discutiram futuro do campo Bayu-Undan e captura e armazenamento de carbono

O Governo de Timor-Leste reuniu-se na semana passada com representantes da empresa australiana Santos Ltd para discutir o futuro do…
Brasil lidera doações de sangue na América Latina, mas OMS alerta para desafios no acesso universal

Brasil lidera doações de sangue na América Latina, mas OMS alerta para desafios no acesso universal

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou a solidariedade de…
Empresária brasileira pretende levar cultura organizacional da “felicidade” aos Açores

Empresária brasileira pretende levar cultura organizacional da “felicidade” aos Açores

Durante décadas, ambientes corporativos em diferentes partes do mundo estiveram marcados por frases que desmotivavam e desencorajavam a inovação, como…