Tecnologia | Vida

Catar desenvolve sistema de arrefecimento para capacetes

Uma equipa de cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Catar desenvolveu uma tecnologia de arrefecimento para incorporar nos capacetes de segurança usados pelos construtores dos estádios que vão acolher Campeonato do Mundo de Futebol no Catar agendado para 2022 (FIFA World Cup 2022).

Demorou dois anos a ser finalizado e está ainda em fase de testes. No capacete é incorporado um dispositivo que através de energia solar faz com que um pequeno ventilador lance ar frio diretamente para a cara dos trabalhadores e crie uma espécie de “microclima”. Este arrefecimento vai permitir reduzir a temperatura do corpo e assim evitar insolações ou outros problemas causados pelo excesso de exposição às temperaturas nessa região, que variam entre os 40 e os 50 graus durante os meses de verão.

A construção dos estádios que vão acolher a competição tem levantado controvérsia a nível internacional, levando a Amnistia Internacional a alertar para as precárias condições de trabalho. Existem atualmente 5000 pessoas a trabalhar nessas construções e o número deverá chegar aos 36.000 nos próximos dois anos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo