CCB: “Alma Brasileira”, Recital de Piano de Christina Margotto

CCB . 2 dezembro . sexta-feira . 19h00 . Sala Luís de Freitas Branco

A evolução da música clássica brasileira é uma história de sincretismo cultural, um caldeirão de influências europeias, indígenas e africanas, que se combinam em proporções diversas para criar um som e um estilo essencialmente brasileiros. Todos os compositores clássicos no Brasil voltaram-se para essa fonte, porque dela brotou a própria essência da cultura e da música brasileiras. Foi somente no final do século XIX e começo do século XX que um estilo musical genuinamente brasileiro pôde ser identificado, distinto das técnicas e géneros musicais herdados da Europa. Nesse contexto, a música para piano teve um papel imprescindível, já que todos os grandes compositores brasileiros deixaram uma obra significativa para o instrumento.

As obras escolhidas para este programa traçam um panorama histórico e estilístico desse processo evolutivo. O programa centra-se em compositores representativos de quatro gerações no desenvolvimento da música brasileira, incluindo Villa-Lobos, Carmargo Guarnieri, Radamés Gnatalli e Marlos Nobre. Cada um deles deixou contribuições singulares ao desenvolvimento estilístico da música clássica brasileira, desde uma abordagem fundamentalmente nacionalista, até um estilo mais universal, em que elementos do folclore regional são incorporados em moldes formais cosmopolitas. Em todas elas, identificamos a energia rítmica, a plasticidade melódica, a riqueza tonal e intervalar, e os cativantes efeitos sonoros que dão à música brasileira todo o seu carisma, interesse e apelo universal. – James Melo (Musicólogo, editor chefe-supervisor da City University NY)

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…