CCB – Garagem Sul: exposição “O MAR É A NOSSA TERRA” inaugura em Nice, França, no dia 19 de novembro de 2021

O Mar É a Nossa terra” é uma mostra de dezassete filmes através da qual o Fórum de Urbanismo e Arquitetura da cidade de Nice procura explorar a capacidade do vídeo e do cinema, para questionar as encruzilhadas da arquitetura.

Trata-se de questionar o modo como esse saber, pode contribuir para uma nova cultura de transformação do mundo, propondo inverter as habituais formas de olhar os nossos territórios.

A localização de Nice, nas margens do Mediterrâneo, convida a explorar as diferentes especificidades da linha de costa, onde, ao longo de uma linha simples, vastas extensões de terra e água se defrontam com ecossistemas em plena convulsão.

O postulado desta exposição, concebida em Lisboa e banhada pelos ventos do Atlântico, é que, em tempo de questionamento dos modos e estratégias de interação entre o homem e as dinâmicas da natureza, a inversão do olhar entre mar e terra é fundamental. O que aconteceria se, em vez de olharmos o horizonte sempre na mesma direção, tentássemos pensar na terra a partir do mar? O que aprenderíamos em termos de recursos para a criação, se nos comprometêssemos numa complexidade reconsiderada das relações entre as forças da natureza e as atividades humanas ao longo da linha de costa?

A exposição exprime o seu propósito nos ecrãs através de imagens tão móveis e fluidas como o próprio mar, onde graças aos drones, a poesia geográfica dialoga com o documentário desportivo no coração das ondas e o cinema realista dos anos 60. Esta mostra propõe um novo referencial universal para pensar o mundo.

Esta exposição foi coproduzida pelo CCB – Garagem Sul e pelo Lab2PT, Laboratório de Paisagens, Património e Território – Universidade do Minho (Braga/Guimarães) e esteve patente no CCB entre março 2020 e janeiro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

Militantes e delegados dos partidos MPLA (Angola), FRELIMO (Moçambique), ANC (África do Sul) e SWAPO (Namíbia) terminam neste sábado, 26…
Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

O presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique, Francisco Mucanheia, chefiou um…
Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin