Centro de investigação da Universidade de Coimbra promove congresso internacional para discutir a inovação na área da psicologia

O Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) vai organizar o “IV Congresso Internacional do CINEICC”, entre 29 de março e 1 abril (quarta-feira a sábado), no grande auditório e nos anfiteatros da Unidade Central do Polo III da Universidade de Coimbra (UC).

Dedicado ao tema “Inovações na psicologia básica e aplicada”, o evento científico vai abordar temas como saúde mental, neurociência, avaliação psicológica, personalidade e emoções, psicologia social e política, desenvolvimento infantil e adolescente, psicologia forense ou envelhecimento. Para a docente e investigadora da UC e coordenadora do CINEICC, Maria Cristina Canavarro, este encontro «será uma via verde para a Ciência na Área da Psicologia. Uma opção estratégica do Centro em partilhar, de forma gratuita, a investigação de ponta na área que é realizada no CINEICC, juntamente com a divulgação de investigação de parceiros nacionais e internacionais de referência nas temáticas abordadas».

O Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental é uma unidade de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico da Universidade de Coimbra, «amplamente reconhecido pela excelência do seu trabalho, a nível nacional e internacional», destaca Maria Cristina Canavarro. Atualmente, a produção científica desta unidade de investigação da UC tem-se centrado em dois domínios: em novos formatos acessíveis para a intervenção psicológica breve e em neurociência cognitiva.

No domínio dos formatos mais acessíveis de intervenção psicológica breve, a investigação do CINEICC tem-se centrado no desenvolvimento de ferramentas de e-(mental)health (a aplicação das tecnologias de informação e comunicação à promoção da saúde, nomeadamente da saúde mental). São exemplos da investigação e desenvolvimento nesta área o “eBEfree”, programa para a redução da ingestão compulsiva; o “Be a Mom”, orientado para a prevenção da depressão pós-parto; ou o “iACTwithPain”, para a autorregulação da dor crónica. Recentemente, a partir dos resultados promissores de um programa de intervenção em grupo para tratamento de perturbações emocionais em crianças, teve início o projeto “Detetives das Emoções In-Out”, que pretende avaliar a eficácia daquele programa em formato misto, ou seja, com sessões online e presenciais.

Já no domínio da neurociência cognitiva, o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental tem consolidado o seu percurso nas vertentes básica (incluindo o mapeamento cerebral, a organização do [re]conhecimento de objetos no cérebro ou a representação neuronal) e aplicada, envolvendo o estudo da neuroplasticidade e da neuromodulação em populações com necessidades especiais. A título de exemplo, o CINEICC acolhe atualmente o “ContentMAP” – projeto português, na área da psicologia, com maior financiamento pelo Conselho Europeu de Investigação –, que visa aperfeiçoar o mapeamento do (re)conhecimento de objetos no cérebro. Os resultados desta investigação em neurociência básica têm resultado no desenvolvimento de programas de intervenção neuropsicológica, como o “REMINDER”, projeto em curso, com o objetivo de reduzir o risco de demência em pessoas com mais de 60 anos, através da promoção da neuroplasticidade. Outro projeto, iniciado este mês, é a ERA CHAIR “CogBooster”, financiada pela Comissão Europeia para capacitar a FPCEUC como um centro de excelência na investigação e no ensino em neurociência cognitiva.

O “IV Congresso Internacional do CINEICC” vai contar com a participação de mais de 500 pessoas (entre estudantes, investigadores e profissionais da psicologia e áreas afins) e com palestras de grandes nomes da psicologia contemporânea, como Alessio Fracasso, Chris Irons, Christine Padesky, David Gillanders, James Kirby, Jessica Fish, Jorge Osma, Thomas Parsons ou Todd Farchione.

Mais informações sobre o evento científico em https://cineicc-congress.fpce.uc.pt/.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Governo libanês reverte apelo para investigar crimes de guerra de Israel no Líbano

Governo libanês reverte apelo para investigar crimes de guerra de Israel no Líbano

Esta semana, o governo libanês anunciou que pretende recuar no pedido de investigações de crimes de guerra israelitas em solo…
Cabo Verde: Santa Catarina já conta com centro multifuncional para crianças especiais

Cabo Verde: Santa Catarina já conta com centro multifuncional para crianças especiais

Foi inaugurado, segunda-feira, em Santa Catarina, o Centro de Cuidados de Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais. Localizado no edifício…
África do Sul: Comissão Eleitoral Independente continua a processar os resultados da eleição de 29 de Maio

África do Sul: Comissão Eleitoral Independente continua a processar os resultados da eleição de 29 de Maio

Os órgãos eleitorais da África do Sul esperaram concluir este fim-de-semana a contagem dos votos das eleições gerais de 29…
Brasil: A Fundação AIS está solidária com as vítimas das trágicas inundações

Brasil: A Fundação AIS está solidária com as vítimas das trágicas inundações

A organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS) está em estreito contacto com os seus parceiros locais…