1% da população mais rica do mundo é responsável por mais do dobro das emissões que 50% da população mais pobre

poluição; fumo; fábrica; energia

O grupo de pessoas que pertence a 1% dos mais ricos de todo o mundo foram responsáveis pela emissão de mais do dobro de dióxido de carbono (CO2) do que a metade mais pobre, entre 1990 e 2015, de acordo com uma nova investigação publicada hoje.

As emissões de CO2 aumentaram 60% neste período de 25 anos, no entanto, o aumento das emissões dos 1% mais ricos foi três vezes maior do que o aumento das emissões dos 50% mais pobres.

A investigação, compilada pela organização sem fins lucrativos Oxfam e pelo Instituto do Ambiente de Estocolmo, advertiu que o consumo exagerado e o carbono gasto pelos transportes, por parte da população mais rica, estão a esgotar o “orçamento de carbono” do mundo.

“O orçamento global do carbono foi desperdiçado para expandir o consumo dos ricos, em vez de melhorar a humanidade”, acrescentou Tim Gore, chefe de Políticas, Advocacia e Investigação da Oxfam International, sublinhando a necessidade de “assegurar que o carbono é utilizado para o melhor”.

Os 10% mais ricos da população global, compreendendo cerca de 630 milhões de pessoas, foram responsáveis por cerca de 52% das emissões globais durante o período de 25 anos, mostrou o estudo.

A nível global, os 10% mais ricos são aqueles com rendimentos superiores a cerca de 30.000 euros por ano, e os 1% mais ricos são pessoas que ganham mais de cerca de 85.000 euros anualmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

O Seminário Internacional “Desafios Convergentes da Transição Energética: Espanha e Brasil” reuniu especialistas em Madrid para discutir a cooperação bilateral…
Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

A Hungria assinou um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de…
EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

A China, a Rússia e o Irão apelaram aos Estados Unidos e ao Ocidente para que levantem as sanções impostas…
Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…