A falta de educação matemática afeta negativamente o desenvolvimento do cérebro

Um novo estudo, publicado este mês no Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que, dentro da mesma sociedade, estudantes adolescentes que carecem de educação matemática exibiram níveis reduzidos de um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA) numa área principal do cérebro envolvido no raciocínio e aprendizagem cognitiva.

A educação matemática e o desempenho têm sido associados a vários índices de qualidade de vida, incluindo progresso educacional, status socioeconómico, emprego, saúde física e mental e estabilidade financeira. Agora os investigadores acrescentam a esta lista a relação entre o estudo de matemática e alterações cerebrais e cognitivas.

“O nosso estudo fornece um novo nível de compreensão biológica do impacto da educação no cérebro em desenvolvimento e o efeito mútuo entre biologia e educação” refere Roi Cohen Kadosh, investigador da Universidade de Oxford.

No estudo, que envolveu 133 alunos do Reino Unido com idades entre 14 e 18 anos, os cientistas descobriram que os participantes que não estudaram matemática tinham uma quantidade menor de GABA no giro frontal médio , uma região-chave do cérebro envolvida em muitas funções cognitivas importantes.

“Ainda não se sabe como essa disparidade, ou as suas implicações de longo prazo, podem ser evitadas”, acrescenta Kadosh, “Nem todos os adolescentes gostam de matemática, por isso precisamos investigar possíveis alternativas, como o treino em lógica e raciocínio que envolva a mesma área do cérebro que a matemática.”

One Comment

  1. Cid Lima

    Importante matéria. Gostaria que fosse mais extensa, já que desenvolvo um plano de ação no combate ao Anumerismo através de uma startup em uma incubadora e a cientificação desse tema é de extrema importância. Seria possível vcs informarem a bibliografia dessa matéria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Militantes do MPLA pedem melhores condições sociais

Angola: Militantes do MPLA pedem melhores condições sociais

Os militantes do MPLA dos distritos urbanos do Palanca e Golfe 1, no município do Kilamba-Kiaxi, localizado na província de Luanda, apelaram…
Guiné-Bissau assume a presidência rotativa da Assembleia Parlamentar da CPLP

Guiné-Bissau assume a presidência rotativa da Assembleia Parlamentar da CPLP

A capital guineense acolheu de 7 a 8 de Julho a 10ª Assembleia Parlamentar dos Países da Língua Oficial Portuguesa…
Moçambique: Frelimo preocupada com acidentes de viação

Moçambique: Frelimo preocupada com acidentes de viação

O secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, declarou que a prevenção dos acidentes de viação e o combate à Covid-19 devem ser reforçados. Isto porque, segundo o…
Portugal regista mais 3.194 infetados por covid-19 e ultrapassa os 900 mil casos desde o início da pandemia

Portugal regista mais 3.194 infetados por covid-19 e ultrapassa os 900 mil casos desde o início da pandemia

O boletim epidemiológico, divulgado pela Direção Geral da Saúde esta sexta feira, refere que o número de casos confirmados de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin