Ciência

Abril é o mês da consciencialização da doença de Fabry

A iniciativa internacional Fabry Awareness Month assinala em abril o mês da consciencialização para a doença de Fabry através de várias iniciativas de sensibilização do público em geral.

A campanha nas redes sociais #FabryAwarenessMonth dá a conhecer testemunhos de doentes, ferramentas úteis e factos relevantes sobre a doença de Fabry e tem o intuito de apoiar os doentes de Fabry e as suas famílias. Esta campanha pretende também aumentar o conhecimento e a educação em torno da doença, com vista a um diagnóstico mais rápido e precoce.

Esta patologia genética, rara e limitativa pode causar lesões em vários órgãos como os rins, coração, sistema nervoso, trato gastrointestinal, pele e olhos.  Os primeiros sinais de doença podem surgir durante a infância ou já na idade adulta, e evoluir silenciosamente. Entre os sinais mais comuns associados à Doença de Fabry, destacam-se as dores, falência renal, cardiomiopatias, arritmias e AVC.

Por englobar uma grande variedade de sintomas esta doença leva, em média, a ser diagnosticada, cerca de 14 anos nos homens e 16 anos nas mulheres. A Doença de Fabry afeta uma em cada 20 000 mulheres e um em cada 40 000 homens e apesar de não ser conhecida uma cura, há vários tratamentos disponíveis para a controlar.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo