Acordar apenas uma hora mais cedo reduz o risco de depressão em dois dígitos

Acordar apenas uma hora mais cedo pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer de depressão grave em 23%, sugere um novo estudo genético publicado a 26 de maio na revista JAMA Psychiatry.

O estudo com 840.000 pessoas, realizado por investigadores da University of Colorado Boulder e do Broad Institute of MIT e Harvard, representa algumas das evidências mais fortes de que o cronótipo – a propensão de uma pessoa dormir num determinado horário – influencia o risco de depressão. Também está entre os primeiros estudos a quantificar o quanto, ou como poucas mudanças são necessárias para influenciar a saúde mental.

“Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor, mas não tinha sido quantificada a alteração necessária ao tempo de sono para vermos benefícios” disse a autora Celine Vetter. “Descobrimos que alterar o horário de sono para uma hora mais cedo está associado a um risco significativamente menor de depressão.”

Estudos observacionais anteriores mostraram que pessoas noctívagas têm duas vezes mais hipóteses de sofrer de depressão, independentemente de quanto tempo dormem. Mas, como os próprios transtornos de humor podem perturbar os padrões de sono, os investigadores têm dificuldade em decifrar o que causa o quê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin