Agência Nacional de Inovação financia com 2,7 milhões de euros projetos de resposta à Covid-19

Três iniciativas nacionais vão receber, no total, 2,7 milhões de euros para desenvolver os seus projetos com o objetivo de autonomizar a resposta de Portugal ao surto de Covid-19, contribuir para mobilizar as cadeias de produção do país e projetar a capacidade nacional de exportação dos seus produtos.

A maior fatia de financiamento, 2,6 milhões de euros, visa apoiar o projeto “Atena” do Centro de Engenharia e Desenvolvimento do Produto (CEiiA), para a conceção, produção e industrialização de um ventilador médico invasivo de montagem simples e produção descentralizada, para ambiente hospitalar. Com industrialização prevista a partir de setembro, o CEiiA estima que, já este ano, seja possível produzir um total de 1.500 ventiladores, com a previsão de uma forte componente de exportação nos anos seguintes.

A disponibilização de testes à Covid-19 mais rápidos e baratos, que permitem aumentar a capacidade instalada até seis vezes em todo o mundo, é o objetivo do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), tendo o projeto angariado um financiamento de 40 mil euros.

Por fim, com 77 mil euros, que se juntam a outros financiamentos já angariados, o projeto Calçado Solidário @FOOTURE, liderado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), mobiliza e envolve empresas do cluster do calçado e dos setores dos componentes plásticos e da moda e tem como principal objetivo a certificação de equipamentos de proteção individual (EPI), incluindo calçado, máscaras e viseiras.

Os projetos vão ser financiados através da iniciativa INOV 4 COVID19 lançada recentemente pela Agência Nacional de Inovação, com o duplo objetivo de responder às necessidades urgentes do SNS para fazer face à situação epidemiológica e impulsionar a produção nacional de produtos e sistemas essenciais a esse combate.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar remontam a quando tinham apenas dois anos e meio de…
Angola: Suspensão da dívida ao estrangeiro poupa USD 300 milhões

Angola: Suspensão da dívida ao estrangeiro poupa USD 300 milhões

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, informou que o mais recente pedido de suspensão da dívida por parte do país a parceiros…
Marrocos quer impulsionar energias renováveis ​​e hidrogénio verde

Marrocos quer impulsionar energias renováveis ​​e hidrogénio verde

Marrocos anunciou a ambição de aumentar a participação da capacidade total de energia renovável para mais de 52% até 2030.…
Timor-Leste: Nove instituições registadas pela CAC para declarar bens

Timor-Leste: Nove instituições registadas pela CAC para declarar bens

O Comissário-Adjunto da Direção para os Assuntos de Prevenção e Sensibilização da Comissão Anti-Corrupção (CAC), Luís de Oliveira Sampaio, declarou que os cargos…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin