Ciência

Aumento da atividade de vulcão islandês cancela quase 900 voos

vulcão; islândia

A atividade sísmica do vulcão Grímsvötn, na Islândia,  tem sido ‘tão significativa’ que já obrigou ao cancelamento de centenas de voos. Este vulcão já tinha sido responsável pelo cancelamento de voos, em 2011, quando entrou inicialmente em erupção.

As cinzas do vulcão atingiram 19 quilómetros no ar, o que levou ao cancelamento de cerca de 900 voos. O Gabinete Meteorológico Islandês (OIM, na sigla em inglês) elevou o código da aviação para o vulcão de verde para amarelo. De acordo com a OIM, “múltiplos conjuntos de dados” indicam que o vulcão “atingiu um nível de agitação comparável ao observado antes das erupções históricas”, referindo-se ao fenómeno de 2011.

Embora a organização tenha referido que isto “não significa que uma erupção seja iminente”, salientou que uma explosão “pode ser desencadeada por despressurização, se o lago subglacial dentro da caldeira drenar e causar uma inundação ou ocorrer independentemente, possivelmente com uma atividade precursora muito fraca e tempo de aviso curto, como se viu na erupção de 2011”.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo