Bactérias encontradas na Estação Espacial Internacional podem produzir alimentos no espaço

astronomia; planetas; espaço

Investigadores descobriram novas espécies de bactérias na Estação Espacial Internacional (ISS), com potencial para ajudar a cultivar alimentos no espaço. O estudo, publicado na Frontiers in Microbiology, refere especificamente três novas cepas pertencentes à família Methylobacterium designadas como IF7SW-B2T, IIF1SW-B5 e IIF4SW-B5.

O estudo conduzido por cientistas do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, Universidade Cornell e Universidade de Hyderabad (Índia) refere que estas espécies apresentam determinantes genéticos biotecnologicamente úteis para a função para o cultivo de alimentos, nomeadamente, a capacidade de fixação de nitrogénio, solubilização de fosfato, tolerância ao stress abiótico, promoção do crescimento de plantas e biocontrolo contra doenças e pragas.

A expectativa é que se possa através destas bactérias criar condições para o surgimento de safras em ambientes extremos, inclusive em Marte. No entanto, será necessário realizar mais experimentos para comprovar seu potencial para a agricultura espacial.