Ciência | Medicina, Saúde e Alimentação

Chá preto melhora atividade cognitiva dos idosos

O chá é uma bebida aconchegante, reduz o stress, acalma, ajuda na concentração e no sono. é uma bebida bastante consumida no Reino Unido e por isso cientistas da Universidade de Newcastle conduziram um estudo para ver como o chá ajuda as pessoas mais velhas ao nível cognitivo.

O estudo com mais de mil participantes começou em 2006. Os indivíduos em estudo responderam a questionários, fizeram testes físicos e de análise cognitiva para além de análises de sangue. Os cientistas perceberam que o chá preto ajudava na memória e no desempenho cognitivo das pessoas mais velhas no geral. As pessoas que bebiamm chá preto regularmente conseguiam manter a concentração melhor, o que ajuda numa variedade de tarefas diárias. Estes participantes também exibiram melhor velocidade psicomotora, principalmente na execução de tarefas complexas.

Os cientistas determinaram que os idosos precisam beber pelo menos 5 chávenas de chá por dia para sentir estes efeitos. No entanto, referem que não têm a certeza que estes efeitos derivem do chá ou se é resultado do próprio ritual de beber chá.

Edward Okello, principal autor do estudo, disse: “As habilidades que vemos mantidas neste grupo de muito idade podem não ser apenas devido aos compostos presentes no chá, mas também podem ser os rituais de fazer um bule de chá ou de socializar enquanto toma uma chávena de chá”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo