Ciência

China quer criar o primeiro teletransporte quântico do mundo em 2016

Um grupo de cientistas chineses está a planear criar, plea primeira vez, um sistema quântico de comunicações espaciais, com o lançamento de um satélite, em junho deste ano, que poderá facilitar o teletransporte quântico dos fotões entre a Terra e o espaço.

O objetivo da nova experiência conduzida por uma equipa liderada pelo físico Pan Jian- Wei, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, é ver se a propriedade quântica de partículas relacionadas entre si se mantém ao longo de distâncias de mais de mil quilómetros, o que a acontecer poderá vir a revolucionar as comunicações de longo alcance, tornando-as super rápidas, bem como levar à criação de redes de comunicação quântica invioláveis.

Os cientistas planeiam realizar o teletransporte quântico de fotões inter-relacionados, através de satélite, entre estações localizadas nas cidades chinesas de Delingha e Lijiang ou Nanshan, que estão separadas por mais de 1200 quilómetros. A equipa já realizou testes bem sucedidos a uma distância de 100 quilómetros.

Pan ganhou um importante prémio nacional chinês em ciência, 27 mil euros, para a investigação na física quântica que facilitaram o lançamento da experiência envolvendo o primeiro satélite quântico.

No futuro, Pan também espera criar um sistema de transmissão de sinal que poderia facilitar a comunicação entre a Terra e a Lua. 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo