Uma equipa de cientistas da Finlândia acredita ter descoberto a cura para a ressaca, de acordo com uma nova investigação.
Os investigadores da Universidade de Helsínquia e da Universidade da Finlândia Oriental descobriram que o aminoácido L-cisteína é capaz de aliviar as consequências causadas pelo consumo de álcool – náusea, dor de cabeça, stress e ansiedade.
Os cientistas recrutaram voluntários saudáveis que tiveram de consumir álcool durante três horas, depois receberam comprimidos com um placebo ou com L-cisteína, sendo a distribuição do fármaco aleatória. Os resultados sugerem que os participantes que tomaram o aminoácido viram os sintomas da ressaca diminuir ou a ser eliminados completamente.
Para aliviar a ressaca, as náuseas e a dor de cabeça, “os resultados foram evidentes com uma dose de L-cisteína de 1200 miligramas“, ao passo que para “o stresse e a ansiedade bastou uma dose de 600 miligramas”, escreveram os autores.
Este aminoácido contribuiu para a síntese de glutationa, um dos mais importantes e poderoso desintoxicantes naturais do corpo, que previne a oxidação das proteínas.