Cientistas australianos descobriram que um dos animais mais amados da Austrália é, na verdade, três espécies diferentes.
A equipa de investigadores analisou a composição genética do maior planador do mundo – um marsupial do tamanho de um gambá que pode planar até 100 metros- e descobriu duas novas espécies do género Petauroides para além da já identificada.
“A biodiversidade da Austrália acabou de ficar muito mais rica. Não é todos os dias que novos mamíferos são confirmados, muito menos dois novos mamíferos ”, refere Krockenberger, um dos investigadores. “As diferenças de tamanho e fisiologia deram-nos dicas de que a única espécie aceite era na verdade três. Pela primeira vez, pudemos usar o sequenciamento Diversity Arrays (DArT) para fornecer suporte genético para confirmar várias espécies ”, explicou.
Estes mamíferos, que comem apenas folhas de eucalipto e vivem nas florestas ao longo da Grande Cordilheira Divisória, na Austrália, estão na lista de espécies “vulneráveis”, dado o seu número diminuído.