Ciência | Medicina, Saúde e Alimentação | Tecnologia

Cientistas criam embalagens comestíveis à base de algas marinhas para produtos alimentícios

Um grupo de cientistas, indianos e russos, apresentou, num artigo para o Journal of Food Engineering, três tipos diferentes de películas comestíveis projetadas para a produção de embalagens de alimentos. As películas são constituídas por ingredientes naturais seguras para comer e que se dissolvem em quase 90% em 24 horas.

Mais especificamente, estas películas são compostas de alginato de sódio de biopolímero de algas marinhas. As macromoléculas desse carboidrato de ocorrência natural transformam-se em um gel líquido quando imersas em água.

Os cientistas descobriram que estas embalagens comestíveis contêm propriedades antioxidantes, que prolongam a vida útil de diferentes produtos alimentícios, como frutas, vegetais, aves e frutos do mar.

De acordo com o coautor do estudo Grigory Zyryanov, da Universidade Federal dos Urais, futuramente as películas poderão ser melhoradas com a adição de antivirais naturais, como alho, cúrcuma ou gengibre.

Uma das maiores vantagens dos novos produtos é que podem ser produzidos em escala industrial por fabricantes que atuam na indústria de alimentos, utilizando tecnologias já existentes.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo