Cientistas dão um passo importante para uma produção mais limpa e sustentável de hidrogênio

A produção em massa de hidrogénio a partir da água de maneira eficiente está mais perto de se tornar uma realidade graças aos cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual do Oregon, da Universidade Cornell e do Laboratório Nacional de Argonne. Os cientistas usaram ferramentas experimentais avançadas para criar uma compreensão mais clara de um processo catalítico eletroquímico mais limpo e sustentável do que obter hidrogénio do gás natural.

“A produção de hidrogénio é importante para muitos aspectos de nossa vida, como células de combustível para carros e a fabricação de muitos produtos químicos úteis”, disse Zhenxing Feng que liderou o estudo. “Também é usado em metais, para a produção de materiais artificiais, como plásticos e para uma série de outros fins.”

De acordo com o Departamento de Energia, os Estados Unidos produzem a maior parte de seu hidrogénio a partir de uma fonte de metano, como o gás natural. “Em comparação com o gás natural, o uso de eletricidade de fontes renováveis ​​para retirar da água o hidrogénio é mais limpo e sustentável”, disse Feng. “No entanto, a eficiência da separação da água é baixa”.

Para aumentar a eficiência os cientistas experimentaram a utilização de “iridato de estrôncio” como  catalisador. A experiência demonstrou que esta substância pode ter um papel crítico na ativação do oxigénio o que facilita o processo de retirada de hidrogénio da água.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin