Os Cientistas identificaram pela primeira vez a fonte de uma “explosão rápida de rádio” – uma explosão fugaz de ondas de rádio que, neste caso, veio de uma galáxia a 6 mil milhões de anos-luz de distância. Explosões rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) duram apenas milissegundos, mas lançam tanta energia no espaço – na forma de ondas de rádio – quanto o nosso Sol emite em dias ou até semanas.
A causa dessa grande explosão, a 17ª detetada na história, ainda é um mistério, mas descobrir a galáxia de origem é um momento-chave no estudo destes fenómenos.
A equipa também conseguiu medir a quantidade de matéria que entrou no caminho dessas ondas – fazendo, desta maneira, uma espécie de “pesagem do Universo”. Os resultados do trabalho foram publicados na revista especializada Nature.
Cientistas identificam origem de explosão misteriosa de ondas de rádio no Universo
Artigos relacionados
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1
Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto
Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…