Cientistas identificam origem de explosão misteriosa de ondas de rádio no Universo

Os Cientistas identificaram pela primeira vez a fonte de uma “explosão rápida de rádio” – uma explosão fugaz de ondas de rádio que, neste caso, veio de uma galáxia a 6 mil milhões de anos-luz de distância. Explosões rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) duram apenas milissegundos, mas lançam tanta energia no espaço – na forma de ondas de rádio – quanto o nosso Sol emite em dias ou até semanas.
A causa dessa grande explosão, a 17ª detetada na história, ainda é um mistério, mas descobrir a galáxia de origem é um momento-chave no estudo destes fenómenos.
A equipa também conseguiu medir a quantidade de matéria que entrou no caminho dessas ondas – fazendo, desta maneira, uma espécie de “pesagem do Universo”. Os resultados do trabalho foram publicados na revista especializada Nature.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin