Os Cientistas identificaram pela primeira vez a fonte de uma “explosão rápida de rádio” – uma explosão fugaz de ondas de rádio que, neste caso, veio de uma galáxia a 6 mil milhões de anos-luz de distância. Explosões rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) duram apenas milissegundos, mas lançam tanta energia no espaço – na forma de ondas de rádio – quanto o nosso Sol emite em dias ou até semanas.
A causa dessa grande explosão, a 17ª detetada na história, ainda é um mistério, mas descobrir a galáxia de origem é um momento-chave no estudo destes fenómenos.
A equipa também conseguiu medir a quantidade de matéria que entrou no caminho dessas ondas – fazendo, desta maneira, uma espécie de “pesagem do Universo”. Os resultados do trabalho foram publicados na revista especializada Nature.
Cientistas identificam origem de explosão misteriosa de ondas de rádio no Universo
Artigos relacionados
Guiné-Bissau: Presidente da ANP lembra a Sissoco as tarefas antes de terminar o mandato
O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) e líder da Coligação PAI-Terra Ranka, Domingos Simões Pereira quer que presidente da…
Sedes promove seminário com temas envolvendo a diáspora portuguesa em Bruxelas
Evento defenderá mudanças, como a implementação do “voto eletrónico”, os “direitos cívicos e políticos”, “o perfil das diásporas” e “as…
Brasil: Impedido de viajar para os EUA, Bolsonaro terá a esposa como representante na cerimónia de posse de Donald Trump
Após a negativa, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, em relação à viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro…
Portugal: Lei faz baixar 20% o preço das novas casas nas áreas metropolitanas e capitais de distrito
Segundo o INE, o atual preço médio do metro quadrado em casas novas é 50% superior ao da habitação usada.…