Cientistas monitorizam ovos raros de “dragões” em caverna na Eslovênia

Numa caverna visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão a causar grande expectativa.

Proteus anguinus é uma salamandra cega que se encontra em rios de cavernas nos Balcãs, vive mais de cem anos, e reproduz-se apenas uma ou duas vezes por década.

Uma fêmea num aquário da caverna Postojna, na Eslovênia, pôs entre 50 e 60 ovos – e três mostram sinais de crescimento.

O proteus é uma espécie de ícone na Eslovênia e aparecia nas moedas antes da chegada do euro. Há centenas de anos, quando as enchentes expulsavam as criaturas para fora das cavernas, eram tidas como bebés de dragões.

Ninguém sabe quantas crias irão sair dos ovos, nem quanto tempo o processo poderá demorar.

“Parece que há três bons candidatos”, diz à BBC Saso Weldt, um biólogo que trabalha na caverna. Ele e os seus colegas tiraram fotos com exposição muito alta na caverna escura para reunir indícios de que os pequenos ovos estão a desenvolver-se.

“Ela começou a colocar os ovos em 30 de janeiro, e ainda está a colocar um ou dois ovos por dia, e são precisos cerca de 120 dias até o animal nascer”.

“É muito significativo porque não há muitos dados sobre a reprodução deste grupo de animais”, disse Dusan Jelic, investigadora do programa Edge da Sociedade Zoológica de Londres que estuda proteus nas cavernas na Croácia.

Se os filhotes saírem do ovo e se desenvolverem com saúde, seria algo “maravilhoso”, segundo Jelic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin