Consórcio do MIT Portugal vence competição internacional para combater plástico nos oceanos

O projeto SMART é o grande vencedor da primeira edição do concurso internacional “AI Moonshot Challenge” para a deteção de plásticos nos Oceanos. O anúncio foi feito a 03 de dezembro, no decorrer da WebSummit.

O projeto irá agora receber 500 mil euros para desenvolver uma solução que usa dados de satélite e inteligência artificial para combater a poluição por plástico nos Oceanos.

A equipa liderada pelo Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA-Técnico) inclui 12 investigadores portugueses e 6 do Massachusetts Institute of Technology (MIT).  “Este projeto representa o investimento do MPP em áreas estratégicas de Sistemas Terrestres e Ciência de Dados” e “um investimento em Portugal com o impulsionar do uso de dados espaciais no avanço da investigação científica” afirma a Co-Diretora Nacional do MIT Portugal, Zita Martins, que integra a equipa de investigadores do projeto.

A Co-Diretora Nacional do MIT Portugal destaca ainda o fator inovador da proposta com a utilização de conceitos e ferramentas que irão contribuir para mitigar o problema do plástico no Oceano.

Essa é também a visão do investigador responsável do projeto e Professor do Técnico, Leonardo Azevedo, que salienta a abordagem criativa a um problema global. “A nossa abordagem destaca-se pela utilização de métodos de Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (AI) de ponta” indica.

“É desejo do consórcio que os mapas resultantes sejam uma ferramenta de auxilio às autoridades, locais, regionais e globais para implementar estratégias e políticas para a mitigação do problema de acumulação de detritos, e em particular de plásticos, no oceano” acrescenta o responsável do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin