As alterações climáticas não estão a afetar apenas os oceanos mas também os grandes lagos, exemplo disso o maior lago do mundo, o Mar Cáspio. Os cientistas discutem agora as possíveis consequências ecológicas, políticas e económicas, bem como soluções viáveis.
“O Mar Cáspio pode ser visto como representante de muitos outros lagos do mundo. Muitas pessoas não estão cientes de como um lago interior está a encolher drasticamente devido à mudança climática, como indicam os nossos modelos”, diz Matthias Prange, da Universidade de Bremen.
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) deixou de mencionar os lagos e desconsiderou as consequências sociais, políticas e econômicas do aquecimento global nas regiões afetadas. “Isso tem que mudar. Precisamos de mais estudos e um melhor entendimento das consequências do aquecimento global nesta região”.
O objetivo deve ser aumentar a conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas para os mares e lagos interiores, de modo que estratégias apropriadas possam ser desenvolvidas, incluindo abordagens para outros grandes lagos e regiões que enfrentam desafios semelhantes.