Ciência | Tecnologia

Dessalinização também pode remover metais tóxicos para produzir água limpa

Na Universidade da Califórnia, em Berkeley, uma equipa de investigadores descobriu uma maneira de simplificar a remoção de metais tóxicos, como mercúrio e boro, durante a dessalinização. O processo para produzir água limpa pode ao mesmo tempo capturar metais valiosos, como ouro.

A dessalinização – a remoção do sal – é apenas uma etapa no processo de produção de água potável, ou água para a agricultura ou indústria, do oceano ou de águas residuais. Antes ou depois da remoção do sal, muitas vezes a água precisa ser tratada para remover o boro, que é tóxico para as plantas, e metais pesados ​​como o arsénio e o mercúrio, que são tóxicos para os humanos. Frequentemente, o processo deixa para trás uma salmoura tóxica que pode ser difícil de descartar.

Os investigadores identificaram uma nova técnica, que pode ser facilmente adicionada aos processos atuais de dessalinização por eletrodiálise baseada numa membrana, remove quase 100% desses metais tóxicos, produzindo uma salmoura pura junto com água pura e isolando os metais valiosos para uso posterior ou descarte.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo