Ciência

Dias mais curtos? A Terra está a girar mais rápido após décadas de desacelaração

A velocidade de rotação da Terra no plano equatorial é bastante alta, aproximadamente, 465,10 metros por segundo, ou seja, 1674,4 quilómetros por hora. Naturalmente, a duração do dia está intimamente relacionada a este parâmetro planetário.

De acordo com as últimas observações, esta velocidade está a aumentar: houve 28 dias mais curtos em 2020 desde 1960. Estas observações são possíveis porque os relógios atómicos modernos são precisos o suficiente para detectar as mais pequenas diferenças na duração dos processos astronómicos, incluindo variações na duração do dia solar médio .

Em meados de 2020, a Terra atingiu pelo menos 28 registos de dias mais curtos, tendo sido 19 de julho, o dia mais curto do ano. Nesse dia, a Terra girou 1,4602 milissegundos menos do que seu tempo normal de 86.400 segundos. Os cientistas dizem que estas variações dependem de vários fatores, incluindo mudanças no movimento do núcleo derretido da Terra, atmosfera e oceanos.

Em 2021, podemos esperar alcançar dias ainda mais curtos. As previsões preliminares mostram que uma redução adicional na duração média do dia solar de 0,05 ms é possível, com o ano mais curto em décadas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo