Na procura de soluções para as doenças neurodegenerativas, vai decorrer em 15 e 16 de Março, no Hotel Curia Palace, em Aveiro, o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento.
O encontro vai contar com a participação do professor Tiago Outeiro, da Universidade de Medicina de Goettingen, na Alemanha, que vai partilhar a sua experiência e apresentar resultados de uma investigação em curso sobre a matéria.
A doença neurodegenerativa mais comum é o Alzheimer, logo seguida da doença de Parkinson. De acordo com Tiago Outeiro, há diferentes aglomerados de proteínas que se acumulam no cérebro e que vão aumentando à medida que a doença vai progredindo. A remoção dessas proteínas pode ser a solução para travar a progressão deste tipo de patologias e pode vir a tornar-se uma realidade, não obstante a necessidade de avançar ainda com estudos laboratoriais e ensaios clínicos adicionais.
Enquanto plataforma para a partilha de conhecimento científico, o congresso deverá encerrar com a atribuição de prémios aos melhores trabalhos apresentados.