Equipa internacional de cientistas propõe um método para “alimentar” a Terra com energia 100% sustentável

Um artigo publicado recentemente na revista internacional “Energies” explora os padrões de consumo e tecnológicos relacionados com a energia necessária para alcançar um futuro sustentável.

Em vez de retratar a atual falta de sustentabilidade como uma função da absorção das emissões de carbono, o documento apresenta uma “Pegada Equivalente de Energia Renovável” (REEF) que “descreve um mundo hipotético em que a procura por eletricidade e combustível é atendida inteiramente com energia renovável ”.

De maneira geral, o modelo REEF demonstra que um futuro sustentável baseado em energia renovável:

(i) “pode ser possível, dependendo da adoção mundial de padrões de consumo típicos de vários países exemplares” (como Argentina, Chipre, Grécia, Portugal e Espanha);

(ii) é altamente dependente de inovações futuras que permitiriam a eletrificação em grande escala do suprimento de energia e o desenvolvimento e produção de combustíveis sintéticos viáveis;

(iii) provavelmente ainda exigiria a “apropriação de uma fração substancial, mas, esperançosamente, sustentável” das florestas ou terras de menor bio-produtividade do mundo.

A pesquisa sugere que a grande mudança para energia elétrica em países de alto rendimento teria que suprir cerca de 75% da procura final de energia da sociedade. Além disso, uma Terra “verde” exigiria o desenvolvimento e a adoção de tecnologias que usem a energia elétrica para converter os gases atmosféricos em combustíveis sintéticos.

A tarefa é, sem dúvida, difícil, mas as apostas não poderiam ser maiores, considerando a devastação futura que poderá ser causada por mudanças climáticas não mitigadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin