Equipa internacional de cientistas propõe um método para “alimentar” a Terra com energia 100% sustentável

Um artigo publicado recentemente na revista internacional “Energies” explora os padrões de consumo e tecnológicos relacionados com a energia necessária para alcançar um futuro sustentável.

Em vez de retratar a atual falta de sustentabilidade como uma função da absorção das emissões de carbono, o documento apresenta uma “Pegada Equivalente de Energia Renovável” (REEF) que “descreve um mundo hipotético em que a procura por eletricidade e combustível é atendida inteiramente com energia renovável ”.

De maneira geral, o modelo REEF demonstra que um futuro sustentável baseado em energia renovável:

(i) “pode ser possível, dependendo da adoção mundial de padrões de consumo típicos de vários países exemplares” (como Argentina, Chipre, Grécia, Portugal e Espanha);

(ii) é altamente dependente de inovações futuras que permitiriam a eletrificação em grande escala do suprimento de energia e o desenvolvimento e produção de combustíveis sintéticos viáveis;

(iii) provavelmente ainda exigiria a “apropriação de uma fração substancial, mas, esperançosamente, sustentável” das florestas ou terras de menor bio-produtividade do mundo.

A pesquisa sugere que a grande mudança para energia elétrica em países de alto rendimento teria que suprir cerca de 75% da procura final de energia da sociedade. Além disso, uma Terra “verde” exigiria o desenvolvimento e a adoção de tecnologias que usem a energia elétrica para converter os gases atmosféricos em combustíveis sintéticos.

A tarefa é, sem dúvida, difícil, mas as apostas não poderiam ser maiores, considerando a devastação futura que poderá ser causada por mudanças climáticas não mitigadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola regista USD 11,0 mil milhões nas trocas comerciais com a China

Angola regista USD 11,0 mil milhões nas trocas comerciais com a China

As trocas comerciais entre Angola e China subiram 9,9% no primeiro semestre de 2022, comparativamente ao período homólogo de 2021.…
Brasil: Governador do Rio de Janeiro é reeleito na primeira volta 

Brasil: Governador do Rio de Janeiro é reeleito na primeira volta 

O governador do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro venceu a eleição na primeira volta, com 58% dos votos,…
Moçambique: Cinquenta idosos beneficiam de apoio alimentar em Pemba

Moçambique: Cinquenta idosos beneficiam de apoio alimentar em Pemba

Cinquenta idosos acolhidos do centro aberto da cidade de Pemba, foram este domingo acariciados por produtos de primeira necessidade, como…
Brasil: Simone terceira colocada nas eleições surge como decisiva na segunda volta

Brasil: Simone terceira colocada nas eleições surge como decisiva na segunda volta

As primeiras palavras da candidata da terceira via Simone Tebet(MDB), que ficou com 5% dos votos na primeira volta das…