Estas são as 5 espécies invasoras mais caras, causam biliões de prejuízos

O impacto de todas as espécies invasoras custou à economia global pelo menos 1 trilião de dólares desde 1970. Estes invasores, muitas vezes lançados em novos ambientes de forma não intencional (ou intencionalmente, para combater pragas) por humanos, podem transmitir doenças, devastar plantações e corroer infraestruturas cruciais.

De 1970 a 2017, estas invasões custaram à economia global pelo menos 1,28 trilião de dólares em danos e esforços para controlá-las, relatam investigadores na Nature, publicada a 31 de março. À medida que o globo se torna cada vez mais interconectado e as espécies invasoras ocupam novos habitats, este custo aumenta.

Boris Leroy, biogeógrafo do Museu Nacional Francês de História Natural em Paris, e a sua equipa examinaram mais de 19.000 artigos publicados e construíram um modelo estatístico que estimou os custos anuais dos danos causados pelas espécies invasoras. Entre 1970 e 2017, os custos anuais praticamente dobraram a cada seis anos, atingindo uma conta anual de 162,7 biliões de dólares em 2017.

Algumas espécies invasoras causam mais danos económicos do que outras. Os investigadores analisaram os dados e classificaram as 10 espécies ou grupos de espécies mais caros de 1970 a 2017. A maioria dos principais infratores são insetos – os mosquitos encabeçam a lista – mas os gatos, ratos e algumas cobras também são grandes criadores de problemas.

1. Mosquitos Aedes ( A. albopictus e A. aegypti ): cerca de 149 biliões de dólares
O mosquito tigre asiático ( A. albopictus ) chegou aos Estados Unidos em meados da década de 1980 e espalhou-se rapidamente por 40 estados. Também invadiu partes da Europa, América do Sul, África e Austrália. A. aegypti , ou o mosquito da febre amarela, é nativo da África subsaariana e espalhou-se pelo mundo por métodos semelhantes. Juntos, esses dois mosquitos causam danos significativos à saúde pública, transmitindo uma série de doenças como Zika, chikungunya, febre amarela e dengue, responsáveis ​​pela maior parte dos seus custos. À medida que os mosquitos se espalham, o pedágio dessas doenças aumenta.

2. Rattus (ratos): cerca de 67 biliões de dólares
A ocupação mundial desses roedores decorre à cerca de 3.000 anos. Assim que chegam a um novo local, os ratos geralmente superam outros pequenos mamíferos, mas também podem prejudicar pássaros e espécies aquáticas. Em algumas ilhas, os ratos levaram muitas espécies à extinção. Por exemplo, o rato do Pacífico, nativo do sudeste da Ásia continental, extinguiu pelo menos 1.000 espécies de pássaros insulares. O alto custo dos ratos decorre dessas perdas de biodiversidade, mas os roedores também podem danificar plantações, destruir propriedades e transmitir doenças (como a peste bubônica).

3. Felis catus (gatos): cerca de 52 biliões de dólares
Nativos da Europa e do Oriente Médio, os gatos estabeleceram-se em todos os continentes não congelados. Os gatos são excelentes predadores e podem fazer uma refeição rápida com uma variedade de presas, de insetos a pássaros. Segundo algumas estimativas, os gatos matam um bilião de pássaros a cada ano apenas nos Estados Unidos. A maior parte dos danos económicos infligidos por gatos catalogados na análise de Leroy vem do seu impacto sobre a biodiversidade nativa e perdas resultantes em gastos com observação de pássaros e aves de caça como patos, faisões e perdizes.

4. Coptotermes formosanus (térmitas): cerca de 19 biliões de dólares
Os cupins subterrâneos nativos do Leste Asiático espalharam-se pelo mundo via comércio. Os cupins podem prosperar onde quer que haja celulose (como madeira) e humidade, o que os ajudou a estabelecer colónias rapidamente ao serem introduzidos numa nova região. O apetite por madeira pode causar estragos em todos os tipos de estruturas, de casas a pontes. Embora também possam danificar plantações e árvores, o seu alto custo nesta análise resume-se ao impacto nas infraestruturas.

5. Solenopsis invicta (formigas de fogo): cerca de 17 biliões de dólares
As formigas de fogo geralmente tornam-se a espécie dominante quando introduzidas numa nova região, devido às suas táticas agressivas de forrageamento, que incluem picadas potentes. Nativas da América do Sul, estas formigas chegaram aos Estados Unidos na década de 1930 e espalharam-se também pela Austrália, Nova Zelândia, China e todo o Caribe. As colónias de formigas de fogo têm impactos de amplo alcance; podem-se alimentar de uma variedade de plantas, de frutas cítricas a soja, reduzir o tamanho das pastagens para o gado e morder e picar animais de quinta e humanos.